TRILHA Assessoria em Sustentabilidade

Serviços

ASSESSORIA EM SUSTENTABILIDADE
DIAGNÓSTICO DE SUSTENTABILIDADE
Pré-diagnóstico: Gerar dados necessários para pré-avaliação da situação atual da empresa.
• Fase Inicial (disponível no site)
• Fase Final (específica)
Análises Técnicas: Análises específicas para reconhecimento dos ambientes interno e externo da organização.

Diagnóstico Final: Gerar relatório identificando oportunidades de ação para evolução da gestão de responsabilidade social da empresa com base nos requisitos e indicadores de sustentabilidade.
PROGRAMA PÓS-DIAGNÓSTICO
Elaborar programa de incorporação da responsabilidade social na empresa com diretrizes para sustentabilidade.

» SAIBA MAIS
ASSESSORIA AMBIENTAL
DIAGNÓSTICO AMBIENTAL
Identificar a atual situação da empresa em relação ao meio ambiente com objetivo de orientar ações de melhoria ou a implantação de um Sistema de Gestão Ambiental. A realização do diagnóstico ambiental consiste na coleta de informações a partir da análise de documentos e inspeções in loco. Esta ferramenta possibilita a visualização das condições gerais da empresa em relação aos aspectos ambientais a serem considerados e as suas não conformidades com os objetivos da organização.
PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
A questão do gerenciamento adequado de resíduos sólidos é essencial para as empresas que se preocupam com os impactos ambientais decorrentes de suas atividades.

O Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos procura unificar o sistema de gerenciamento, priorizando a redução da geração, a reutilização quando possível, a reciclagem e o encaminhamento para destino final ambientalmente correto e seguro, visando garantir que os resíduos sejam adequadamente coletados, manuseados, armazenados, transportados e dispostos, com o mínimo de riscos para os seres humanos e para o meio ambiente, contribuindo assim para a economia de recursos naturais, a minimização dos custos e a preservação do meio ambiente. O Plano de Gerenciamento traz uma imagem positiva diante de seus clientes, parceiros, funcionários e comunidade local.
LEVANTAMENTO E ANÁLISE DOS REQUISITOS LEGAIS E NORMATIVOS APLICÁVEIS
Identificar e analisar a conformidade com a legislação ambiental e outros requisitos aplicáveis às atividades da empresa. A conformidade a requisitos legais e normativos regulariza ambientalmente o empreendimento, no entanto, o emaranhado de leis e normas torna a legislação ambiental uma questão muito complexa para as organizações.
ELABORAÇÃO DE MANUAL DE GESTÃO AMBIENTAL
O manual de gestão ambiental compreende um conjunto de procedimentos e ações que visam à efetiva implantação de uma política ambiental e boas práticas ambientais.

Representa a forma pela qual a organização se mobiliza, interna e externamente, para a conquista da qualidade ambiental desejada, resultando numa importante ferramenta com definições essenciais para gestão ambiental da empresa.
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL – NBR ISO 14001
Cada vez mais clientes, consumidores e parceiros esperam uma atitude consciente e pró-ativa dos empreendimentos diante das questões ambientais. O Sistema de Gestão Ambiental (SGA) proporciona às empresas um modelo consistente e aceito internacionalmente que viabiliza o gerenciamento de todos os aspectos ambientais do seu empreendimento, melhorando o seu desempenho ambiental e promovendo a melhoria contínua.

O gerenciamento ambiental proporcionado através do SGA é integrado e eficaz, possibilitando melhorias significativas em sua empresa e ampliando a sua competitividade.

NBR ISO 14001

A NBR ISO 14001 é uma norma que define os requisitos do SGA passível de certificação. O principal objetivo desta norma é a adequação da organização a legislação ambiental aplicável e necessária através do conhecimento de seus aspectos e impactos ambientais. Com a implantação ocorre a sistematização das atividades das empresas focando o cuidado ao meio ambiente, num âmbito que atinge desde seus fornecedores, clientes, colaboradores, sociedade, órgãos públicos e também como consequência o ciclo de vida de seus produtos. O modelo de SGA representado na ISO 14001 assume uma abordagem do tipo Planejar-Executar-Verificar-Atuar (tradução da expressão inglesa “PDCA”, isto é, Plan-Do-Check-Act) permitindo que todos os aspectos ambientais sejam sistematicamente identificados, controlados e monitorados, tendo em vista a melhoria contínua do sistema de gestão ambiental e as melhorias do desempenho ambiental da organização.


Em um mercado cada vez mais competitivo, a implantação de um sistema de gestão ambiental tem se tornado um grande diferencial comercial para as organizações. A ISO 14001 abre novos mercados, restritos a empresas fornecedoras de produtos e serviços que conciliam desenvolvimento e sustentabilidade.

A adoção de boas práticas ambientais e o consumo consciente de insumos aumenta a credibilidade junto à sociedade e o poder público.

Principais benefícios da implantação:
• Reduzir e controlar os custos ambientais;

• Fortalecer a imagem da empresa e a participação no mercado;

• Aumentar sua competitividade;

• Satisfazer critérios de investidores e melhorar o acesso ao capital;

• Controlar os riscos com acidentes ambientais;

• Conservação de recursos naturais e energia;

• Melhorar o relacionamento com todas as partes interessadas (clientes, acionistas, ONG's, fornecedores, governo e colaboradores).