TRILHA Assessoria em Sustentabilidade

Conceitos e Contexto

Sustentabilidade representa um dos temas de maior relevância na atualidade. Entre as várias correntes existentes, uma percepção é uníssona: A busca da sustentabilidade é uma tendência irreversível no mundo dos negócios e não apenas um modismo passageiro.

De acordo com o relatório de Brundtland, sustentabilidade é “satisfazer as necessidades do presente sem comprometer a capacidade de as futuras gerações satisfazerem suas próprias necessidades”.

Na base do conceito de sustentabilidade estão as questões econômicas, ambientais e sociais. Todas elas interdependentes e fundamentais para sobrevivência de qualquer empresa. A Sustentabilidade Corporativa surge como novo modelo de gestão onde meio ambiente, sociedade e retorno econômico são considerados na tomada de decisões. A atuação nas dimensões social e ambiental, aliada às boas práticas de governança, interfere positivamente na dimensão econômica, agregando valor à corporação.

TRIPLE BOTTOM LINE - No tripé estão contidos os aspectos econômicos, ambientais e sociais, que devem interagir, de forma holística, para satisfazer o conceito.


A sustentabilidade nos negócios mais que um diferencial é uma condição de sobrevivência para as empresas.

Alguns benefícios de tornar-se sustentável:
• Imagem corporativa alinhada às necessidades atuais;

• Credibilidade;

• Novas oportunidades de negócio;

• Retorno financeiro (economia de recursos, aumento de vendas, valorização das ações);

• Funcionários mais responsáveis e motivados com a organização;

• Visibilidade em vários setores do mercado;

• Parâmetros para obter certificações e selos;

• Aumento de competitividade do negócio;

• Adequação aos requisitos legais;

• Valorização do negócio em nível internacional ...
A conscientização leva a evolução da inserção da sustentabilidade nos negócios: